murakami

Um dos artistas contemporâneos mais legais vai expor num dos museus mais importantes do mundo a partir de amanhã. Takashi Murakami foi o responsável pela campanha da Louis Vuitton no Japão, pela criação de um estilo artístico chamado Superflat e pelos cogumelos que enfeitam a parte de cima desse blog. Ele também fez um clipe pro Kanye West, lembra?

Então, superflat é algo como “Super plano”. Ao cunhar o termo, Murakami estava se referindo tanto ao estilo de sua obra pictórica (totalmente bidimensional), como também ao fato de que ela “planifica” , espremendo num mesmo espaço a arte e a cultura pop. Nas palavras do artista: “… a cultura do consumo e as belas artes parecem mundos diferentes mas, honestamente, são a mesma coisa”. Não por acaso, uma de suas maiores inspirações é o pintor-símbolo da Pop Art, Andy Warhol. Olha só quanta coisa legal tem nessa exposição:

mushOs cogumelinhos que ilustram o layout do O&A em infláveis

kaikaiKaikai e Kiki, os dois personagens mais famosos do artista. Representam seus guardiões espirituais

mrMr. Dob, o alter-ego do Murakami. Tipo um auto-retrato estilizado

ovalO “Buda Oval”. Com duas cabeças, a escultura é toda feita em alumínio, aço e platina. Mistura elementos de arte budista tradicional, do superflat e da escultura ocidental.

A exposição Copyright Murakami ainda tem uma mostra audiovisual, tudo nesse estilo, e vai até 31 de maio. Dou um dedo pra ir.


Anúncios